Unipaz Campinas - Conduzindo, transformando, evoluindo.
(19) 99911-7868

Atende às necessidades de urgências frente às diversidades de propósitos, com inspiração, compromisso e cuidados quanto aos princípios e valores de uma cultura de paz.
Projetos e programas


Sustentabilidade - Um Futuro Desejável !!!

Estratégia - Inovação - Responsabilidade Social
Eduardo Shiguematsu, Engenheiro Eletricista, Consultor e Educador em Desenvolvimento Sustentável, ex Presidente da Universidade Internacional da Paz - Unipaz Campinas, com especialização em Transdisciplinaridade, desenvolve atividades socioambientais sustentáveis e programas de capacitação em comunidades carentes, escolas e empresas com os princípios de uma Cultura de Paz. 

Programa Temas Transversais
Cidades da Solda Cosmópolis é um projeto coordenado pelo ILTC – Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, patrocinado pela Petrobras através do Programa de Desenvolvimento e Cidadania e organizações parceiras como a Prefeitura de Cosmópolis, Instituto 3M, Belgo Bekaert, White Martins, ITW Miller, Alumaq, Gasmil, VLC, Cetril e Unipaz Campinas. Tem o objetivo de capacitar mão de obra local oriundos de comunidades carentes nos cursos de Soldador de Tubulação e Estrutura. 
A UNIPAZ CAMPINAS através do programa de Temas Transversais colabora com palestras e oficinas para o desenvolvimento integral dos alunos, familiares e comunidades no município de Cosmópolis.



AVIPAZ – Programa Beija-Flor:
Concebido com escopo de implantar cultura de paz e não violência no planeta. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 2002, como eficaz método de educação para a Paz, destinada a todas as pessoas, instituições e organizações.

Método embasado em pedagogia de educação para a paz que visa à sensibilização das pessoas para a grave crise que atravessa a humanidade. Com enfoque transdiciplinar-holístico, remete á reflexões sobre origens e dinâmica do processo de destruição e as suas consequências nos planos pessoal, social e ambiental.

O programa permite visualizar as necessidades e possibilidades de atuação sobre as causas despertando responsabilidade individual e contribuindo para o processo de transformação da cultura de violência para uma cultura de paz.
 

UniPaz Comunidade
Atividade vivencial oferecida a toda sociedade como veículo de informação e sensibilização de cultura de paz.



Paz nas Escolas
Projeto destinado às escolas públicas municipais, estaduais e particulares com oficinas durante os ATPC – Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, apresentando o conceito e os princípios da Cultura de Paz proporcionando aos educadores internalizá-las e aplicá-las com os alunos.



Oficina da Bandeira para a Paz
Atividade de cooperação, expressão artística e principalmente de integração coletiva. Os participantes são convidados a pintar retalhos de tecido (branco) que serão unidos formando uma única peça a qual poderá ser utilizada como símbolo da coletividade que a construiu.

Tem como objetivo: Sensibilização, Interiorização, Estimulação da Criatividade, Liberação de emoções reprimidas, Expressão artística, Princípio de recriação a partir de um erro, Contribuição/participação, Integração e Maior senso de responsabilidade humana.



Oficina Pão da Paz
Visa a preparação do pão coletivamente, perceber a teia de eventos que marcam a trajetória dos alimentos até chegarem à nossa mesa; perceber que esses alimentos são, sobretudo energias que se impregnam dos campos energéticos das pessoas e ambientes pelos quais circulam; contribuir para elevar o padrão energético pela tomada de consciência ; produzir o pão em estado de profundo respeito e amor por toda manifestação;  reconhecer a sacralidade da vida e  compartilhar esse estado de ser juntamente com o “pão da paz”.




Cine Arte & Vida:
Atividade consistente na exibição de filmes com temas atinentes aos princípios filosóficos da Instituição, a fim de propiciar reflexões interativas para ampliação da consciência dos participantes.
Coordenação: José Carlos Vieira, Conselheiro da Unipaz, Terapeuta Social “Deeksha Giver (ONENESS University)”.

Atividades Socio Esportivas
Projeto destinado às crianças e adolescentes da comunidade da Vila Brandina, na faixa etária de pré e adolescente, compreendendo:

 - Escola de futebol com noventa alunos. Programa denominado “Jogando Limpo”
 - Aulas de artes marciais com trinta alunos. 
 - Escola de natação com dez alunos,  .
 - Vídeo :   Programa “Jogando Limpo”- Participação desses alunos, seus pais e familiares, como assistentes de filmes abordando temas ecológicos educativos

Objetivo Geral:
Desenvolver capacidade física, emocional e psicológica dos alunos, atingindo pais e pessoas do seu circulo social.

Objetivo específico:
Utilizar o esporte como instrumento bio-psíquico-social  visando  proporcionar  vida  saudável, dignidade  e  cidadania. .

Projeto a ser viabilizado mediante parcerias.
Vídeo Relacionado: Projeto Social Jogando Limpo